VINOBLOK

BEM VINDOS
  • RSS
  • Delicious
  • Digg
  • Facebook
  • Twitter

27/05/2011

UFG sedia 1º Seminário da Educação Regional

O Campus Catalão da Universidade Federal de Goiás, a Subsecretaria Regional de Educação e a Secretaria Municipal de Educação promoveram ontem (25), no miniauditório “Sirlene Duarte”, o 1º Seminário da Educação Regional: Caminhos para a qualidade do Ensino. A proposta do seminário foi gestada a partir de uma sugestão da Subsecretaria de Educação à direção do Campus Catalão/UFG.


Cerca de 200 educadores participaram do seminário que se concentrou em duas preocupações centrais: de um lado a rede escolar pública, que tem nas mãos os desafios da educação básica, notadamente o desempenho da aprendizagem, as dificuldades e lacunas em diferentes áreas do currículo escolar e a evidente necessidade de melhorias pontuais; de outro, a universidade, locus de formação inicial e continuada de professores das distintas licenciaturas, que pauta o diálogo e a consequente articulação dos diversos processos formativos com a atuação docente na educação básica.


Manoel Chaves, Diretor do Campus Catalão/UFG, ressaltou que é necessário discutir com mais profundidade o conceito da qualidade da educação e do ensino público. Para o diretor, o seminário objetivou buscar uma unidade de propostas do ponto de vista da melhoria da qualidade da educação pública. “Mesmo frente à crise que vivemos do ponto de vista da educação, temos que debater, discutir, aprofundar e buscar, sobretudo, soluções. Devemos tomar a responsabilidade que temos como gestores de todo o processo da educação e também, mesmo que de forma pontual, temos que estreitar os laços e possibilitar que as ações já desenvolvidas sejam fortalecidas.”


Sousa Filho, Subsecretário de Educação, foi um dos expositores do seminário, debatendo o tema: “Demandas da educação básica e seu contexto regional”. “É um primeiro evento. Vamos debater o caminho na busca da qualidade da educação. A Secretaria de Educação do Estado tem feito inovações nesse propósito, como a Avaliação Diagnóstica, e também a avaliação a nível nacional, que é a questão do IDEB. Temos que ver o que é possível e o que é necessário implementar nesse sentido, na busca da qualidade da educação”, destacou.


Vanildo Ciríaco, Secretário Municipal de Educação, foi representado por Suely Francisco Gonçalves Antunes, Coordenadora Pegagógica. Ela também ressaltou a importância da realização do seminário. “Estão aqui três entidades envolvidas na educação no município de Catalão. É uma oportunidade de enriquecermos mais a educação. Hoje, tanto a Secretaria Municipal quanto a Subsecretaria de Educação priorizam a qualidade da aprendizagem do educando.”


Segundo a direção do Campus, de posse de todos os indicadores que os grupos levantaram por área, uma comissão multiinstitucional, com representantes da universidade, da rede municipal e da rede estadual vai fazer um relatório síntese de tudo que foi proposto. A intenção é levantar e propor novos encaminhamentos, projetos e formas de intervenção dentro do cenário da educação básica e do processo formativo que a Universidade apresenta.


Aparecida Maria Almeida Barros, Vice-Diretora do Campus Catalão|UFG, destacou que o balanço final do seminário foi extremamente positivo. “De manhã, nós tivemos 3 mesas. Agora, a tarde tivemos 7 grupos de trabalho, e tivemos uma participação efetiva das pessoas, o tempo todo até o final. Então isso é muito positivo. Foi um dia de trabalho exaustivo, com uma pauta intensa. Eu qualifico o seminário como altamente positivo.”




Assessoria de Comunicação Lara Cristina- 64-9902-7723Fotos: Regiane Sousa

0 comentários:

Postar um comentário

Previsão do Tempo

Related Posts with Thumbnails
 

Arquivos Vinoblok

Copyright 2010 . - All Rights Reserved.
Designed by Web2feel.com | Bloggerized by Lasantha - Premiumbloggertemplates.com | Affordable HTML Templates from Herotemplates.com.