VINOBLOK

BEM VINDOS
  • RSS
  • Delicious
  • Digg
  • Facebook
  • Twitter

01/07/2011

Qualificar: uma boa iniciativa

Foi lançado no último dia 30, pela Prefeitura Municipal e Secretaria municipal do Trabalho, o Curso de qualificação de mão de obra exclusivo para construção civil. Serão oferecidas 242 vagas em cursos com duração de 200 horas ou quase dois meses de aula. No lançamento do curso, participaram os vereadores Gilmar Antônio (PMDB), Jair Humberto (PDT) e Regina Félix (PSDB). Marcaram presença ainda secretários, além do prefeito de Nova Aurora, Jerônimo Carneiro e do vereador de Goiandira, Érick Marcus, ambos do PT.
O Senai será parceiro do município, na execução do programa, oferecendo as aulas. Segundo Antônio Ilídio, diretor da unidade em Catalão, os cursos serão oferecidas vagas para pedreiro que edifica e para reforma, encanador, pintor de obras e eletricista instalador predial. De acordo com ele o aprendizado será inclusive voltado à postura profissional do interessado. “Serão cursos voltados a pessoas que não têm qualificação nenhum e também que já atuaram no mercado da construção civil”, disse no momento.
De acordo com o secretário do Trabalho, Enival Mamede, as inscrições já podem ser feitas a partir de hoje. Os interessados poderão fazê-la no Poupa Prazo. Serão, se acordo com ele, aulas teóricas e práticas. “Em uma parceria com a secretaria de Ação Social, nossos alunos poderão ter suas aulas práticas em casas que estão sendo construídas pela Prefeitura”, ressaltou. As aulas teóricas serão ministradas no período noturno e aos sábados as práticas.
O perfil do candidato é que ele seja maior de 18 anos e ser alfabetizado. A previsão de início das aulas é na última semana do mês de julho. “É uma grande dificuldade hoje em Catalão, pela expansão da cidade, é difícil você encontrar pessoa para essa mão de obra específica. E a prefeitura de Catalão, através do prefeito Velomar Rios, e da Secretaria de Trabalho e Renda, preocupados com isso, fomos atrás conseguimos essa verba específica para a construção civil”, ressaltou, lembrando que o curso é uma parceria com o Governo Federal e custará ao final, R$ 200 mil, com contrapartida de R$ 11 mil do município.
Mamede lembrou ainda que em agosto lançará mais uma etapa do Programa de Capacitação Profissional (PCP) com mais de 20 tipos de cursos oferecidos. “Esse curso de qualificação para construção civil foi realmente para atender a uma demanda existente em Catalão”. De acordo com o secretário, caso a demanda seja maior do que as vagas oferecidas, os cursos poderão estar na lista também do PCP.
Das 242 vagas oferecidas, 10% serão destinadas a beneficiários do Bolsa Família e 10% para inscritos no Seguro Desemprego. “É para quem está fora do mercado que tenha essa oportunidade”, disse Mamede em referência ao destino de vagas para desempregados.
O prefeito Velomar ressaltou à imprensa que a prefeitura trabalha para uma demanda reprimida na cidade. “Se você vai fazer uma construção hoje, em Catalão, talvez precise de um planejamento de seis meses, oitos meses. Então, nós estamos qualificando dentro da construção civil exatamente para que possamos melhorar para as pessoas que queiram construir, mas acima de tudo para o cidadão que queira se profissionalizar, que tenha interesse em crescer profissionalmente e sua renda”, disse. Ele agradece o deputado Rubens Otoni pela emenda orçamentária e o ex titular da pasta, Leonel Safatle, que começou o processo.
Velomar fez questão de frisar que a intenção é a inclusão no mercado de trabalho. “Que ele (o beneficiário) deixe os programas sociais e ingresse no mercado de trabalho. Esse é nosso objetivo. As pessoas que já estão incluídas nos programas sociais, nós queremos que elas estejam saindo desses programas sociais e passando para os programas de inclusão profissional”.




Por: Cristina de Mesquita.


Fonte: Portaldosudeste.com

0 comentários:

Postar um comentário

Previsão do Tempo

Related Posts with Thumbnails
 

Arquivos Vinoblok

Copyright 2010 . - All Rights Reserved.
Designed by Web2feel.com | Bloggerized by Lasantha - Premiumbloggertemplates.com | Affordable HTML Templates from Herotemplates.com.