VINOBLOK

BEM VINDOS
  • RSS
  • Delicious
  • Digg
  • Facebook
  • Twitter

26/11/2009

Fale em público sem hesitar nem tremer.


1- Seja você mesmo !
Essa é a primeira e maior dica de como falar melhor: a naturalidade acima de tudo.
2- Desenvolva sua voz e fale no tom certo. Vozes que parecem estar choromingando não indicam nenhum tipo de autoridade. Comece a fazer exercícios para baixar o tom de sua voz (falar em tom mais grave, popularmente falando: falar mais grosso).

3- Fale mais devagar - mas não é pra quase parar. Calma, sem pressa! As pessoas irão perceber que você está nervoso e inseguro se você falar depressa demais. Entretanto, não fale devagar ao ponto de outras pessoas começarem á terminar as sentenças por você só para te fazerem terminar mais rapidamente.
4- Pronuncie certo as palavras. Pronuncie completamente todas as palavras. Principalmente não omita a pronúncia dos "s" e "r" finais e dos "i" intermediários. Por exemplo fale primeiro, janeiro, terceiro, precisar, trazer, levamos, e não, janero, tercero, precisá, trazê, levamo. Pronunciando todos os sons corretamente, a mensagem será melhor compreendida pelos ouvintes e haverá maior valorização da imagem de quem fala.

5- Fala com mais dinâmica . Cid Moreira é rei da animação, observe e aprenda. Evite falar monotonamente. Use dinâmicas. Seu tom de voz deve subir e baixar. Fale baixo e alto, à fim de dar mais ênfase à certas palavras.

6- Solte a Língua Presa. Cuidado com a língua presa. Fale com clareza. Não murmure nem enrole as palavras. Se as pessoas vivem dizendo “hein?”, você está enrolando as palavras.
7- O Tom certo. Como se soletra paralelepípedo? Use uma altura de voz que seja apropriada ao local que você se encontra, fale mais baixo e “macio” quando você está próximo de seu interlocutor e o ambiente é silencioso. Fale mais alto e impositivamente quando estiver falando para um grande número de pessoas.
8- Começou , termine . Toda fala, seja numa simples conversa ou numa apresentação para uma grande platéia, precisa ter início, meio e fim.
9- Você já falou? Agora ouça .Treine bastante e, sempre que puder, aproveite a oportunidade para falar. Não se esqueça também que o bom comunicador deve saber ouvir.
Fonte: Blog Alan Júnior de Queiróz (ADAPTADO) e Reeditado

0 comentários:

Postar um comentário

Previsão do Tempo

Related Posts with Thumbnails
 

Arquivos Vinoblok

Copyright 2010 . - All Rights Reserved.
Designed by Web2feel.com | Bloggerized by Lasantha - Premiumbloggertemplates.com | Affordable HTML Templates from Herotemplates.com.