VINOBLOK

BEM VINDOS
  • RSS
  • Delicious
  • Digg
  • Facebook
  • Twitter

19/10/2009

DEFINIÇÃO DE PROPAGANDA.


Já tive a felicidade de algumas vezes ser convidado por professores para ir até os seus colégios e respectivamente naquelas turmas as quais esses profissionais da educação lecionavam para que eu pudesse falar um pouco, do pouco que sei sobre o mundo do rádio, e claro, fazer um resumo também esparramando algumas pinceladas sobre marketing, publicidade e propaganda. E foi lembrando dessas curiosidades e indagações que sempre surgem principalmente entre os jovens, que resolvi postar aqui não o que eu propriamente penso e sei sobre a arte de vender e comprar, mas a definição exposta por muitos estudiosos e intelectuais do mundo mágico da propaganda em geral, vejamos algumas:

“Propaganda consiste no emprego planejado de qualquer forma de comunicação pública ou em grande escala, destinada a afetar as idéias e emoções de um dado grupo com determinada finalidade pública, seja ela militar, econômica ou política.” (Paul Linebarger)

“Propaganda é o processo preconcebido, sistemático e de coordenação centralizada de manipulação de símbolos, destinada a prover um comportamento uniforme de grandes grupos sociais, comportamento esse congruente com os interesses específicos e com as finalidades do propagandista.” (Baruch Hazan)

Propaganda é o conjunto de técnicas e atividades de informação e de persuasão, destinadas a influenciar as opiniões, os sentimentos e as atitudes do público num determinado sentido.” (Carlos Alberto Rabaça e Gustavo Barbosa)

“Propaganda é um conjunto de técnicas que , valendo-se do conhecimento de mecanismos psicológicos de formação das atitudes e informações, visa a utilizar tais mecanismos para obter atitudes e opiniões desejadas.” (Monique Augras)

A propaganda baseia-se nos símbolos para chegar a seu fim: a manipulação das atitudes coletivas.” (Harold Lasswel)

Propaganda é, simultaneamente, uma arte e uma técnica, que se vale dos meios de comunicação mais variados, como livros, revistas, cartazes, panfletos, jornais, rádio, cinema, televisão, isto é, todos os recursos audiovisuais para apresentação de informações tendentes a criar na opinião pública condições de aceitação dos valores focalizados.” (Pequena Enciclopédia De Moral E Civismo – MEC/FENAME)

0 comentários:

Postar um comentário

Previsão do Tempo

Related Posts with Thumbnails
 

Arquivos Vinoblok

Copyright 2010 . - All Rights Reserved.
Designed by Web2feel.com | Bloggerized by Lasantha - Premiumbloggertemplates.com | Affordable HTML Templates from Herotemplates.com.